sábado, 14 de abril de 2007

Programação profissional com PHP-GTK




O que é o PHP-GTK



O PHP-GTK é uma extensão - um binding do GTK+ , que foi adiconada ao PHP e permite criar aplicações front-end a correr no lado do cliente (client-side), como aquelas criadas com C++ ou Java.
A ideia genial desta integração partiu do programador Andrei Zmievski , natural do
Usbequistão e actualmente a trabalhar para a empresa Yahoo nos EUA, cuja ambição de fundir o GTK+ com PHP surgiu dum projecto pessoal .













O autor do PHP-GTK Andrei Zmievsky, na foto








A imagem sugere o conceito do PHP-GTK

O PHP-GTK não significa uma nova linguagem de programação, mas disponibilizar ao PHP uma maior gama de recursos, conferindo-lhe a possibilidade de desenvolver aplicações com GRAFIC USER INTERFACE (GUI).

Posto desta maneira, todas os recursos afectos ao PHP, estão também acessiveis ao PHP-GTK, daí que podemos criar aplicações com interligação a base de dados, e toda a tecologia disponivel para a linguagem . Contudo para que as aplicações funcionem em cada computador onde a aplicação em afinidade ao PHP-GTK, necessitará de ter instalado o PHP-GTK. Uma alternativa viável a satisfazer esta condição é instalar a plataforma PHP-GTK , juntamente com a aplicação num directório destino.

Neste artigo irei ensinar com realizar uma aplicação completa escrita em PHP-GTK , descrevendo o processo de instalação, aplicação de skins, gestão de linguagens, carregar imagens, desevolvimento da aplicaçação até ao processo de distruição num package de instalação.




































Sem comentários: