quinta-feira, 5 de abril de 2007

Gerir base de dados com PHP+MySQL

Uma das necessidades primordiais dos sites dinâmicos passa pela necessidade de manipular e gerir informação contida em base de dados - que pela sua espicialização em tratar a informação são conhecidas por base de dados relacionais.
O PHP apesar da sua jovialidade relativamente a outras linguagens , é aquela que dispõe um maior acesso a base de dados distintas - isto prende-se a um factor básico - o PHP está acessivel a todas as paltaformas e logo , os programadores trataram de encontrar forma de integrar essas bases de dados com o PHP. Assim o ORACLE, SQL SERVER, PostGreSQL, FireBird,Mysql,drivers ODBC , SQLite entre muitos outras ,estão acessíveis ao PHP.


Figura 1 : Existem dezenas de base de dados acessiveis ao PHP


Neste artigo irei dar especial destaque à gestão de dados com PHP e Mysql , uma das bases de dados mais comuns em aplicações Web realizadas com PHP.




O que é o MySQL




O MySQL é sistema relacional de base de dados, criado na Suécia, e cujo sucesso se deve fundamentalmente à sua facilidade de integração com o PHP , permitindo criar site dinâmicos de extremo valor e ricos em informação.
É usado em empresas como a Yahoo, Nasa, Texas Instruments, Motorola entre muitas outras. Tal como o PHP é um software livre caracterizado fundamentalmente pela sua portabilidade e excelente desempenho e estabilidade, dando suporte a vários tipos de tabelas , entre as quais MyISAM e InnoDB.
Mas a vantagem primaordial é funcionar de forma estável em muitas da plataformas conhecidas, como Windows , Linux , MAC OSX, SUN OS ,FreeBSD ...

Como obter o MYSQL



Como é uma tecnologia gratuíta fazer o download do MySQL é a tarefa mais simples. Existem várias formas de instalar o MySQL no seu computador.
Se a sua intenção é integra-lo juntamente com o PHP , então a melhor forma será intalar uma aplicação que o inclua. Existem duas aplicações para instalar o PHP e MySQL que a meu ver vale a pena testar o EasyPHP (www.easyphp.org ) e o Xampp (www.apachefriends.org/en/xampp.html)

Outra forma de intalalar o Mysql é segundo o modo consola , que permite executar os comando da mesma forma como trabalhamos em modo MSDOS.


















Sem comentários: